Os 3 principais pontos de estratégia, usando big data.

Muito conhecido por serem valiosos, e muitas vezes comparados como “o novo petróleo da economia”, os dados se diferenciam por não serem um recurso em que se pode ter um fim.

Ao mesmo tempo, necessitam ser trabalhados em conjunto com uma boa estratégia, assim tornando as informações ainda mais importantes. Os dados, muitas vezes em grandes volumes, geram bastantes benefícios, como redução de custos, um dos mais desejado por muitos setores de atuação. Sabendo desses pontos principais, é necessário apontar valores, e traçar uma estratégia para o resultado. Para isso, a vice-presidente de TI da Intel sugeriu 3 pontos, sendo eles:

     1. Integração de objetivos:

Visando diretamente os problemas e necessidades da empresa, é preciso alinhar a eficiência do big data com o cenário desejado. Nesse primeiro passo, é preciso direcionar o objetivo, e concentrar a estratégia para o atingir o resultado.

     2. Democratização do acesso de dados:

Os profissionais que necessitam diretamente das informações, tenham acesso a elas de maneira mais direta. Segundo a vice-presidente, as empresas de médio porte, hoje, são as melhores em sucesso nesse ponto. Pois não trabalham com estruturas hierárquicas relacionadas a dados. Com isso, as informações necessárias chegam a mais departamentos, possibilitando mudanças mais rápidas.

     3. Infraestrutura moderna:

Para poder extrair benefícios e usufruir do big data, as ferramentas são imprescindíveis. Segurança e agilidade são um dos principais pontos do processo, porém, é necessário obter uma infraestrutura otimizada, explorando e coletando o poder das informações. Para Lisa, o futuro já se faz presente, e é necessário alinhar estratégia e infraestrutura para o sucesso.

A partir desses 3 pontos, podemos concluir que a estratégia é um ponto fundamental e presente para o big data. Com uma boa estratégia e planejamento, é possível obter maior rapidez no processo, e assim relacionando com o objetivo traçado. E como todos os outros setores, é preciso estar em adequação com o futuro.

 

Fonte: 3 passos de estratégia para uso do Big Data

About Andoni Campos

Analista de projetos na NGR Solutions.