A divisão política nos protestos a Trump.

Muitos atletas estão aderindo a protestos contra o presidente Trump, e o público do esporte divide suas opiniões.

Nas últimas semanas, o presidente Donald Trump e a NFL entraram em confronto, sobre o ato de alguns jogadores de se ajoelharem no hino nacional americano. Como forma de protesto contra atos racistas, a maioria dos atletas aderiram ao protesto, fortemente criticado por Trump. Com tudo isso, a liga do esporte mais popular no país fica em uma posição difícil. Já que sua base de fãs é bem mais bipartidária que em outros esportes. Dividindo bastante opiniões.

Pela ferramenta do Google Trends, podemos medir o interesse dos torcedores por uma determinada mídia, calculando assim a porcentagem de tráfego de pesquisa dos últimos 5 anos para cada região com relação a cada uma das ligas dos esportes americanos. Tanto como futebol e basquete universitários e a NASCAR. Após isso, podemos comparar esses números com os votos de Trump na última eleição presidencial.

Entre as ligas, podemos ver que a NFL teve um maior interesse político e com uma base de fãs menos partidária. Basicamente, não existe uma relação entre democratas ou republicanos em uma determinada área, assim como frequência com que as pesquisas foram relacionadas à liga. Em contrapartida, a NASCAR tem sua base de fãs mais republicana, o que pode servir para explicar por que os funcionários da categoria foram declaradamente contra os protestos. No lado contrário, temos a NBA, que possui uma maioria contrária ao presidente, e assim, a maioria dos jogadores aderiram aos protestos durante o hino nacional. O que dificulta para a NFL, é que suas equipes estão divididas em regiões democratas e republicanas.

 

Nem todas as pessoas nas regiões são fãs de futebol, e há equipes que possuem base de fãs que vai além do mercado televisivo. Para podemos analisar melhor as afiliações politicas das bases de fãs de cada equipe, existe uma pesquisa com 2290 torcedores. Listando suas 3 equipes favoritas, e o lado político de sua preferência. O valor variou entre 546 entrevistados que colocaram o Green Bay Packers na preferência, contra apenas 41 para o Jacksonville Jaguars.

Em uma análise da base de fãs por equipe, em cada lado político, há superioridade de democratas sobre republicanos. Na pesquisa, a base de fãs é composta por 6 pontos a mais para os democratas. O ponto principal é ver como a base de torcedores de cada equipe se compara a média.

 

Sem surpresa, as equipes em regiões aonde Trump venceu, contam com maior torcida republicana, em comparação a democratas.

Equipes em áreas de vitória do republicano na eleição, como Jacksonville/Florida, e Nashville/Tennessee, tem maior base de fãs republicanos. Isso faz com que a decisão dos jogadores do Titans de aderirem ao protesto gerasse bastante resistência interna. O mesmo se dá para o Buffalo Bills e Pittsburgh Steelers, que tiveram resistência interna ao protesto contra o presidente. Em comparação a isso, os democratas têm a vantagem de possuírem maior vantagem nas metrópoles, como Nova York, Chicago e boa parte da Califórnia.

Como surpresa nos dados, temos o New England Patriots. Que mesmo pertencendo a região democrática de Massachusetts, tem uma base maior de fãs republicanos. A principal razão disso são os torcedores da equipe de fora do estado, na sua maioria republicanos. O mesmo ocorre com a equipe do Los Angeles Rams, realocados recentemente, possuem maior torcida fora da Califórnia. Assim a equipe possui mais torcedores republicanos do que democratas, mesmo sendo de uma região “anti-Trump”.

Entre as equipes mais populares, também está presente a divisão partidária. Dallas Cowboys e Green Bay Packers, possuem grande número de fãs, e representam regiões favoráveis ao presidente. Porém, na pesquisa, é possível ver diferença entre as bases de torcida de ambos os times. Sendo a base de Dallas mais republicana do que a de Green Bay. A base democrata da equipe, pode se dar por terem o menor mercado televisivo da liga. Com apenas 9% de sua base, sendo de Wiscosin, é possível pensar que Green Bay utilizou muita torcida fora do estado. Fora do estado republicano, trazendo assim, mais base democrata.

Contudo, a melhor parte da pesquisa é que cada equipe possui uma divisão de lado político. Aderindo ao protesto ou não, nunca irão satisfazer totalmente sua torcida.

 

Fonte:  https://fivethirtyeight.com/features/how-every-nfl-teams-fans-lean-politically/

 

About Andoni Campos

Analista de projetos na NGR Solutions.