Por que seu cérebro precisa de Visualização de Dados

link da imagem

Este é um fato bem conhecido hoje em dia: um peixinho dourado tem mais atenção que a média dos usuários de internet. Essa é a razão pela qual você não está interessado em ler enormes parágrafos de texto. Uma pesquisa da Nielsen Norman Group mostrou que os usuários de Internet têm tempo para ler no máximo 28% das palavras em uma página da web. Muitos deles leem apenas 20%. O conteúdo visual, por outro lado, tem o poder de prender a sua atenção por mais tempo.

Se você está, somente, vendo a internet, como um usuário comum e não está lendo todo o texto, isso não seria um problema. No entanto, quando você tem a responsabilidade de processar a informação, as coisas ficam mais complicadas. Um estudante, por exemplo, tem que ler diversos estudos e artigos científicos; processando assim, um enorme volume de informações para escrever um único trabalho de pesquisa. Cerca de 65% das pessoas são visuais (aprendentes visuais), então eles encontram uma certa dificuldade para processar textos. A pressão do prazo pode, eventualmente, levar os estudantes a contratarem um serviço de redação. Se eles apresentam os dados de forma visual, os estudantes precisarão de menos tempo para processar o conteúdo e obter suas próprias ideias para o trabalho.

Listamos algumas razões pelas quais seu cérebro precisa de visualizações.

 

1 – A visualização de dados desencadeia processos persistentes

link da imagem

Nosso sistema visual de baixo nível precisa de menos de 200-250 milissegundos para detectar com precisão as propriedades visuais. Essa capacidade do cérebro é chamada de processamento pré ativo e é desencadeada por cores, padrões e formas. Quando você usa cores diferentes para criar uma visualização de dados, você enfatiza os detalhes importantes, então, serão esses os elementos que seus olhos irão capturar primeiro. Você usará sua memória de longo prazo para interpretar esses dados e conectá-los com as informações que você já conhece.

 

 

2 – Você precisa de um nível visual para processar grandes volumes de dados

Quando você está lidando com produção ou vendas, você enfrenta um enorme volume de dados que necessita de processamento, comparação e avaliação. Se você representar os dados através de uma planilha tradicional de Excel, você teria que investir incontáveis horas olhando através de pequenas linhas de dados. Através da visualização de dados, você pode interpretar as informações de uma forma que prepare o seu cérebro para uma compreensão mais fácil.

 

3 – Dados visuais trazem aspectos da memória

link da imagem

As funções de memória do nosso cérebro são bastante complexas. Temos três aspectos da memória: sensoriais, de curto prazo (também conhecido como memória de trabalho) e de longo prazo.

Quando nós ouvimos, vemos, tocamos, experimentamos ou cheiramos algo, nossos sentidos são desencadeados pela memória sensorial. Enquanto processamos informações, nós processamos isso na memória de trabalho por um curto período de tempo. Já a memória de longo prazo nos permite preservar as informações por muito mais tempo.

A apresentação de dados visuais conecta estas três funções de memória. Quando vemos as informações apresentadas de forma visualmente atrativa, desencadeia nossa memória sensorial e facilita o processo de informação (memória de trabalho / de curto prazo). Quando processamos essas informações, esses dados; essencialmente criamos uma nova “pasta de memória de longo prazo” em nosso cérebro.

A visualização de dados está em todos os lugares. Os especialistas de marketing na Internet, assim como as organizações mais poderosas do mundo já entenderam isso. É hora de começarmos a implantar a Visualização de Dados em nossos processos.

Fonte: http://www.datavizualization.datasciencecentral.com/blog/why-your-brain-needs-data-visualization

About Lauren Candile

Lauren Candile é Cientista de Dados na NGR Solutions