Setores de sucesso do big data – Pt. 1

Com a geração de grandes resultados e negócios, o big data tem seu trabalho de grande importância em empresas de diferentes segmentos e áreas.

Como já citamos em textos anteriores, o processo possibilita as empresas de mapearem e compreenderem plenamente seu público. Ao mesmo tempo, com a informações coletadas, melhorarem seus processos em diversas ações e obter uma visão macro sobre concorrência.

Aqui teremos exemplos em que o processo de big data foi aplicado, com resultado positivo.

1- Ministério da Justiça.

Com um banco de dados que possui mais de 1 bilhão de registros, comandado por um supercomputador da IBM, a ação realizada é a coleta e agrupamento de dados em segundos. Todo o processo dos dados ocorre rapidamente, e tem o objetivo de detectar indícios e ações ilegais, principalmente sobre ações com lavagem de dinheiro.

2- MapLink.

Nos últimos anos a empresa passou a utilizar um software de rastreamento com satélite, que relaciona, em empo real, milhares de dados (de mais de 400 mil automóveis em São Paulo). Esse processo, possibilita a empresa a obter um maior diagnóstico sobre o trânsito na cidade. Com precisão em apontamento de lentidão e rotas alternativas.

Com isso, a empresa consegue analisar e apresentar números mais corretos sobre os dados do trânsito na cidade. Em um momento, a Maplink chegou a revelar números mais corretos que a própria Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), sobre o número de ruas congestionadas na cidade. Esse avanço na tecnologia nos mostra a eficiência no desenvolvimento das smart cities.

3- UPS

Resultado de imagem para ups big data

A empresa americana de logística, tinha o objetivo de otimizar rotas e assim reduzir custos e desperdício. Para isso, seria necessário estudo e análise detalhada sobre as diversas variáveis. Sendo um processo de grande complexidade pelo alto número de variáveis, a empreso optou por um diferente processo de análise. Ela instalou sensores nos veículos de sua frota, possibilitando assim, uma análise mais concreta e sólida sobre seus dados.

 

No longo período de testes os resultados alcançados pela empresa foram: uma redução de quase 5 milhões de litros de combustível, melhoria na manutenção, e agilidade na entrega. Comprovando assim o sucesso do setor com a análise dos dados.

4- NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration)

Sendo uma organização que pertence ao governo americano, que “cuida” do clima, a NOAA coleta cerca de 30 petabytes de dados todos os dias. Com a coleta sendo realizada por sensores e satélites e diferentes recursos. Devido a instalação desses recursos, foi possível obter resultados como uma melhor exatidão nas previsões, e previsões mais eficientes sobre mudanças atmosféricas, tempestades, tornados e furacões. Podendo assim, prever com antecedência esses fenômenos, evitando problemas maiores.

O resultado positivo do processo não se limitou apenas ao setor público. Abrindo possibilidade da venda dessas informações preditivas para empresas de setores privados.

5- Nike 

Resultado de imagem para big data nike

Como uma das marcas mais fortes no setor esportivo, a empresa americana fechou uma parceria com uma empresa especializada em tecnologia. Visando um suporte aos praticantes de “running”. Eles começaram a coletar os dados referentes a batimentos cardíacos, velocidade, número de passos, distância percorrida, entre outras coisas. A maior inovação dessa ação, foi interagir os dados coletados, com as redes sociais do usuário. Assim, os atletas compartilham as informações e competem em si por melhores marcas.

O resultado desse processo foi um aumento exponencial da quantidade de dados gerados diariamente. Com isso, a empresa conseguiu conhecer melhor seu público, e desenvolver produtos mais adequados perante os dados.

Fonte: 11 casos de sucesso com big data

About Andoni Campos

Analista de projetos na NGR Solutions.