Setores de sucesso do big data – Pt. 2

Continuando o conteúdo do texto anterior 5 casos de sucesso de big data, apresentamos mais 5 casos de sucesso em empresas ao utilizarem processos de big data e analytics.

6- Danone

Visando melhorias com a logística de um produto que perecia em um tempo menor, a entrega do produto deve ser realizada com maior rapidez possível ao varejo.

Esse processo em questão, só foi possível perante coleta e análise das informações de rota, cruzando com dados de entrega e prazo de validade do produto. Big Data otimizando a distribuição.

7- J.P. Morgan

Fazendo parte do mercado financeiro a anos, o banco americano J.P. Morgan trabalha com uma produção de milhões de dados, todos os dias. Esses dados diários, devem ser relacionados para assim, formarem direcionamentos mais sólidos. O banco já trabalha com estudo de algoritmos, e cruzando dados por meio do Big Data Analytics, consegue prever tendências, entendendo melhor o mercado financeiro.

8- Rolls-Royce

Resultado de imagem para rolls royce analytics

Sendo uma marca conhecida pela elegância e status, e também pela inovação tecnológica, a empresa automobilística vem tendo destaque constante.

Buscando otimizar seus processos de manutenção na produção, a empresa vem utilizando soluções de Big Data. Sensores são embutidos nos motores e no sistema de propulsão dos veículos da marca. Esses sensores, registram dados detalhados sobre o funcionamento das máquinas, e assim os engenheiros acompanham essa coleta em tempo real. Com esses dados coletados, essa equipe de engenheiros analisa os dados, possibilitando o auxílio à tomada de decisões, evitando problemas no funcionamento dos carros.

A utilização desse processo tecnológico aponta as falhas e ajudas na correção dos erros, melhorando o processo de desenvolvimento, pois diminui o custo com manutenção dos veículos.

9- American Express

Um dos nomes mais fortes do setor financeiro, a American Express percebeu que o uso de ferramentas tradicionais de BI não estava gerando a diminuição esperada no número de cancelamento de clientes, como era esperado. Por isso, a empresa passou a investir em big data para resolver esse problema.

Imagem relacionada

Para acompanhar as transações de seus usuários com cartão de crédito a empresa desenvolveu diferentes modelos preditivos para análise. Após realizar a implementação com big data, a empresa espera prever a porcentagem de clientes que pretendem encerrar suas contas nos meses seguintes. Com essa análise preditiva, ela pretende otimizar seus serviços, mantendo seus clientes ativos.

10- Under Armour

Por conta da concorrência no setor, a américa Under Armour também está investindo forte com big data em seus negócios. Implantando uma análise e coleta de dados com relação a estratégia e marketing, a empresa já investiu cerca de 710 milhões de dólares. Nesse investimento está incluso a contratação de três criadores de aplicativos esportivos. Esse processo visa o acesso aos dados de mais 120 milhões de usuários dos aplicativos.

Com um número grande de informações, a empresa fez uma parceria com a empresa de tecnologia “Wearables”. A parceria planeja fornecer aos atletas e praticantes de esportes um conjunto de atividades e rastreamento nutricional. Pontos que possibilitam melhoras na performance dos praticantes.

Imagem relacionada

11- Pinterest

Imagem relacionada

A rede social de compartilhamento de fotos, Pinterest, alcançou a marca de 150 milhões de usuários ativos. E uma das ferramentas desse sucesso, é o uso do big data analytics. Personalizando cada vez mais a experiência dos usuários.

Realizando melhorias no sistema de recomendação todo ano, a equipe da Pinterest implementa inteligência artificial. Um sistema de conteúdo localizado, e gerando um ranking mais rápido sobre os usuários da rede.

 

Fonte: 11 casos de sucesso com big data

About Andoni Campos

Analista de projetos na NGR Solutions.